Crosslinking

Home/Cirurgias/Crosslinking

O crosslinking é uma cirurgia utilizada atualmente para estabilizar o Ceratocone. Ele induz um aumento da rigidez e da resistência da córnea, permitindo que ela não se altere com o passar dos anos, diminuindo os impactos à visão e à qualidade de vida do paciente.

Por meio dessa técnica, é possível retardar ou até paralizar os danos causados pelo ceratocone, evitando a perda da acuidade visual e até a necessidade de um futuro transplante.

Uma das vantagens do crosslinking é que mesmo pacientes que já fizeram cirurgias prévias nos olhos podem se valer de seus benefícios.

A técnica vem sendo utilizada principalmente devido à efetividade do procedimento, que chega a ser superior a 90%. É um ótimo índice, que mostra que há muito o que comemorar em relação aos avanços no tratamento da doença.

Como é realizada

A cirurgia é minimamente invasiva e pode ser feita apenas com anestesia tópica, por meio do uso de colírios anestésicos.

O procedimento dura em torno de uma hora e o paciente recebe alta imediatamente, sem necessidade de internação, repouso ou jejum.

Aplica-se no paciente um colírio especial à base de riboflavina (vitamina B2), que depois é ativado por um feixe de luz ultravioleta. Isso estimula a contração e a união das fibras de colágeno, o que aumenta a resistência da córnea e reforça sua estrutura, minimizando as chances de progressão do ceratocone e retardando a sua evolução.

Após a aplicação da luz, coloca-se uma lente de contato terapêutica, que atuará como uma espécie de curativo sobre a retina, enquanto o epitélio cicatriza. Após 7 dias, a lente deve ser retirada.

Além da lente terapêutica, o paciente deve utilizar um colírio antibiótico também por cerca de sete dias e um colírio anti-inflamatório por aproximadamente um mês.

As complicações cirúrgicas são raras e geralmente estão relacionadas a problemas temporários como infecções leves, perda da transparência ou inchaço da córnea, visão dupla ou embaçada, leve queda palpebral e inchaço ao redor dos olhos.

Também é bastante comum que os pacientes desenvolvam fotofobia após a realização do procedimento. Isso é facilmente contornado com o uso de óculos escuros de boa qualidade.

Logo depois da cirurgia, é provável que a visão fique um pouco embaçada, recuperação que acontece gradualmente. Em geral, a visão volta ao normal depois de 30 dias. Em alguns casos, os pacientes até experimentam uma pequena melhora na acuidade visual, ainda que esse não seja o objetivo do procedimento.