Implante de Anel Intraestromal Corneano

Home/Cirurgias/Implante de Anel Intraestromal Corneano

O Anel Intraestromal é um dispositivo médico implantável no estroma corneano que tem o objetivo de regularizar as deformações corneanas causadas por patologias do tecido e corrigir ou diminuir os erros de refração associados.

O material pelo qual é produzido é comprovadamente inerte e biocompatível.

Como é realizada

A correta indicação para implante do Anel requer uma completa avaliação das condições topográficas e paquimétricas da córnea, além de um exame oftalmológico completo.

Em geral, o implante pode ser indicado nos casos de:

• pacientes com ceratocone e intolerantes a lentes de contato;
  • pacientes portadores de ceratocone em evolução;
  • astigmatismo pós ceratoplastia penetrante;
  • ectasias corneanas iatrogênicas pós cirurgias refrativas (PRK, LASIK);
  • astigmatismo irregular pós ceratotomia radial e ainda degeneração marginal pelúcida.

O implante apresenta importantes vantagens sobre outras cirurgias que atuam sobre a córnea. O procedimento é realizado sob anestesia tópica, em regime ambulatorial. Caso necessário o anel pode ser removido e a córnea retoma suas dimensões originais pré-implante; ou ainda pode ser substituído ou reposicionado. Os resultados se mantêm ao longo do tempo e a integridade do órgão é preservada.

Cumpridas as exigências médicas, a incidência de complicações é muito baixa, em torno de 3%, estando relacionadas com hábitos do paciente, como coçar muito os olhos, o que pode deslocar o anel de sua posição, ou quando o implante é posicionado muito próximo às incisões ou implantado superficialmente no estroma corneano. As complicações são geralmente tratáveis e reversíveis.

Orientações

As orientações para realização antes e após a cirurgia, serão passadas pela nossa equipe.